sábado, 20 de junho de 2009

Será o fim da Fórmula 1?

Claro que não!

De fato existem fortes possibilidades de um racha que separe a FOTA (Associação das Equipes) e a FIA (Organizadora do Campeonato). Mas isso não vai acabar com a Fórmula 1, talvez acabe com a FIA.

Se as equipes da FOTA (lideradas pela Ferrari) romperem com a FIA, o campeonato continuará existindo, mas sem o glamoroso nome de Fórmula 1. Afinal de contas, o que atrai na atual Fórmula 1 são as equipes e os circuitos, que são públicos em sua maioria, ou seja, basta readequar o calendário e manter as provas. Mesmo que isso não fosse possível, existem circuitos que privilegiariam a FOTA (como Mônaco, cujo príncipe declarou que cede o Grande Prêmio ao campeonato disputado pela Ferrari) e circuitos que foram dispensados pela Fórmula 1 (como Silverstone, entre outros grandes).

Outra questão importante a ser considerada é que o tal racha é provável, mas ainda não se concretizou. E, o mais importante, apesar dos debates em torno das regras, do teto orçamentário e da democracia nas decisões da FIA, o que importa mesmo para as equipes são os direitos comerciais sobre as transmissões televisivas do campeonato. Raposas velhas que são, Max Mosley e Bernie Ecclestone devem propor um bom acordo antes de qualquer racha, afinal, são eles os maiores perdedores.

**********

De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário