sexta-feira, 26 de junho de 2009

Caiu mais um governador

Nessa sexta-feira (dia 26/06) o Tribunal Superior Eleitoral cassou mais um Governador eleito em 2006. Dessa vez foi o de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), que junto com seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), perdeu o mandato por abuso de poder econômico.

Foi o terceiro caso do gênero, pois Cássio Cunha Lima (PSDB) da Paraíba e Jackson Lago (PDT) do Maranhão, ambos eleitos em 2006, também tiveram seus mandatos de governador cassados pelo TSE.

Mas, diferente dos outros dois casos, dessa vez o TSE não entregou o cargo ao segundo colocado (como José Maranhão e Roseana Sarney), mas determinou a realização de uma eleição indireta pela Assembléia Legislativa de Tocantins. À exceção dos cassados, qualquer cidadão do estado poderá concorrer.

De acordo com o TSE, no caso de Tocantins a posse não será concedida ao segundo colocado pelo fato da eleição ter sido definida ainda no 1º Turno. Tal decisão é muito mais democrática do que a ocorrida na Paraíba e no Maranhão, onde os candidatos derrotados assumiram o cargo.

Mas o ideal mesmo é que fosse feita uma alteração constitucional determinando que nos caso de eleição fraudada, seja convocado um novo pleito para que o cidadão escolha pelo voto direto seus novos governantes.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário