segunda-feira, 11 de abril de 2011

3 argumentos pelo Desarmamento


Antes de tudo, é bom lembrar que existem dois tipos de violência:

a) A violência causada pelo crime e que deve ser combatida pela segurança pública, e;

b) A violência causada pelos cidadãos “de bem”, que é um problema social cujas soluções são de longo prazo, mas que pode ser mitigada se retirarmos de circulação os instrumentos usados para essa violência: as armas de fogo.


Agora vamos aos argumentos em favor do Desarmamento:

1º argumento - A proibição da venda de armas e munições não vai eliminar o crime, mas vai diminuir sensivelmente os casos de violência doméstica, brigas de bar, assassinatos no trânsito, crimes passionais e massacres em escolas. A entrada em vigor do Estatuto do Desarmamento já garantiu queda nestes índices, mesmo sem a total proibição no comércio de armas.

2º argumento - O desarmamento da população também vai diminuir a quantidade de armas em poder dos bandidos, afinal, a maioria delas teve origem lícita e foi roubada. É mentirosa a tese de que a maioria dos crimes é cometida por armas contrabandeadas de fora do País.

3º argumento - A vítima de um ataque com arma branca tem muito mais chances de defesa e sobrevivência do que a vítima de um crime com arma de fogo. O argumento de que “quem quer matar dá um jeito” é furado, pois sem armas de fogo, as vítimas podem ao menos tentar se defender.

Desculpem a obviedade, mas armas são instrumentos feitos para matar. Não faz sentido a omissão do Estado em permitir que alguns indivíduos portem tais instrumentos para serem utilizados contra outros membros da sociedade.

DESARMAMENTO JÁ!


EM TEMPO: Grupos radicais de extrema-esquerda e extrema-direita (que geralmente têm mais semelhanças do que diferenças) são contra o Desarmamento porque “as armas são a única chance de defesa do cidadão contra a opressão do Estado”. Bom, no Brasil o crime organizado detém duas vezes mais armas do que toda a polícia e o Exército somados. Os grupos privados de segurança pública também. Enfim, a posse das armas que hoje são legalmente comercializadas para os cidadãos não é o suficiente para garantir revolução alguma. Além disso, a revolução é um ato de ruptura da ordem instituída, ou seja, seus atores não concordam com as leis em vigor e querem, pela força das armas, derrotar o sistema. Sendo assim, nada mais natural que tal revolução seja feita através de armas adquiridas ilegalmente.

**********
De São Paulo-SP.

Tirinha dos Malvados: http://www.malvados.com.br/


Outros artigos sobre o tema:

Retomando um velho debate

Polícia Militar: Propostas malucas! Ou não?

6 comentários:

  1. Nem me dou ao trabalho de comentar...

    ResponderExcluir
  2. nem vale á pena comentar achei até que fosse na ironia kkkk

    ResponderExcluir
  3. É serio isso? Agora pode sair do seu mundo romântico e enfeitado, ok?

    ResponderExcluir
  4. Nossa que falta de esforço intelectual kkkkkk puta merda!!

    ResponderExcluir
  5. tem pessoas que pelo menos tenta falar alguma coisa que preste em relação as teses desarmamentistas, você escreveu 3 parágrafos de pura merda e sem nenhum embasamento teórico e estatístico!!

    ResponderExcluir