quinta-feira, 21 de abril de 2011

Resultado do Exame da OAB foi adiado por incompetência

De acordo com o Edital da edição 2010.3 do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (obrigatório para que bacharéis em Direito exerçam a profissão de advogado) o padrão de resposta (modelo de gabarito) seria divulgado no dia 20 de abril e o resultado final com a lista dos aprovados em 27 de abril. Surpreendentemente, às 17h20 do dia 20 de abril, a FGV (responsável pela elaboração e aplicação do exame) emitiu um comunicado adiando a divulgação do padrão de resposta e o resultado final para o dia 20 de maio. Um mês a mais.

A FGV não apresentou qualquer justificativa para tal adiamento, ou seja, foi incompetência pura. O padrão de resposta já existe desde o momento em que a prova foi elaborada, afinal, quem faz uma questão já sabe qual resposta espera dos consultados. E por que o adiamento se o padrão de resposta já está pronto? Provavelmente porque a FGV e a OAB não entraram em acordo sobre a resposta adequada às questões. Lembrando que a 2ª fase da prova foi em 27 de março, a OAB e a FGV devem estar brigando sigilosamente por quase um mês tentando definir qual é o gabarito correto (até a realização da prova as questões eram secretas e apenas os elaboradores da FGV tinham acesso às mesmas). E, pelo visto, vão precisar de mais um mês para entrar em acordo.

Que pena! Isso quer dizer que o resultado foi adiado porque a prova foi mal elaborada e não porque a FGV optou por uma correção mais criteriosa e justa. Uma falta de respeito sem tamanho que os que prestaram a prova e com os que pretendem prestar a próxima, uma vez que o adiamento do resultado posterga também o início da próxima edição do Exame da Ordem.

**********
De Cotia-SP.

Um comentário:

  1. A verdade é que ano após ano a oab está se perdendo cada vez mais na elaboração das provas.Até matérias fora do contexto jurídico inseriram na prova. Não passam mais credibilidade aos examinandos, infelizmente. Esse é um desabafo de um examinando INDIGNADO com a postura ARCAICA da oab.

    ResponderExcluir