quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os 100 dias

Muito se fala dos primeiros 100 dias do Governo Dilma. Mas, de onde vem essa história?

Essa história toda de "100 dias", reza a lenda, surgiu com Napoleão Bonaparte em 1815. Na época, o ex-imperador francês estava exilado na ilha de Elba. Sem qualquer aviso ele fugiu, desembarcou no continente e começou uma marcha em direção à Paris.

Na cidade das luzes, os jornalões e toda a imprensa amestrada (igual é hoje) já estampou nas manchetes:

“O OGRO CORSO DESEMBARCOU EM GOLFE-JUAN”

Em cada cidade que passava, Napoleão era bem recebido pelos moradores e ganhava adeptos em sua jornada. Temeroso, o governo enviou tropas do exército para impedi-lo.

E a imprensa, dando uma verdadeira aula de independência liberou as pérolas:

“O MONSTRO DORMIU EM GRENOBLE” ou "O TIRANO CRUZOU LYON" ou "O USURPADOR FOI VISTO A SESSENTA LÉGUAS DE PARIS"

Ao se confrontarem com Bonaparte, os oficiais mandaram que os militares se colocassem em posição de tiro. O ex-imperador, do alto de seu um metro e 58 centímetros, lançou um ultimato:

“Soldados do 5º, sou vosso Imperador. Reconhecei-me!”

Os oficiais, ofendidos com a frase ordenaram que os soldados atirassem. Mas, infelizmente para eles, os soldados preferiram seguir com Napoleão.

Enquanto isso, em Paris mais manchetes:

“SUA MAJESTADE IMPERIAL E REAL ENTROU ONTEM EM SEU CASTELO DAS TULHERIAS DE PERMEIO A SEUS LEAIS SÚDITOS”

Depois da conquista de Paris, a família do rei Luis XVIII fugiu para a Inglaterra.

No poder, Napoleão resolveu re-armar a França e, mas uma vez se lançou contra todos os países da Europa. Mais uma vez ele quase derrotou todo mundo. E mais uma vez ele foi deposto e exilado...

E tudo isso em apenas 100 dias.

* * *

Em 1930, para contornar a recessão que acometia o mundo inteiro, o Congresso norte-americano ofereceu 100 dias de trégua para que o presidente Franklin Delano Roosevelt pudesse colocar em prática as medidas e contornar a crise.

Desde então, existe a lenda dos 100 primeiros dias, quando os opositores do governo, a imprensa e o eleitorado aguardam as medidas iniciais a serem tomadas pelo Presidente.


**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário