quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PT trinta anos

O Partido dos Trabalhadores fez trinta anos. Atualmente o PT é o maior partido da Esquerda Brasileira e teve fundamental importância na história do País desde a redemocratização.

Méritos não faltam ao PT: foi criado com ampla base social, consolidou-se e ampliou sua influência em defesa das questões sociais, lutando sempre pela revalorização da Política. Seu maior mérito inegavelmente é a eleição e o Governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Defeitos não faltam ao PT: trata-se de um partido totalmente fracionado, que atua de maneira hegemonista (só faz alianças que vai liderar, não sabe dividir o poder e as responsabilidades) e, o mais grave, não tem um programa claro e coerente para o Brasil.

Ao contrário do que gostam de pensar os petistas, a história da Brasil não começou com as greves do ABC em 1979 e não acabou com a eleição de Lula em 2002. O Povo Brasileiro realizou muitas lutas antes do PT existir e ainda há muita luta para fazer após o Governo Lula (ganhar eleição é apenas uma das lutas a serem feitas). Isso posto, podemos considerar que o PT é um dos três partidos mais importantes da nossa história.

Neste panteão partidário se encontram o Partido Comunista do Brasil (principal articulador das lutas populares entre 1922-1964), o PMDB (principal frente de oposição ao Regime Militar) e o PT.

Feitas as ressalvas, parabéns ao PT.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário