quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Desfile fragmentado

Como já foi dito antes, apesar de não uma exclusividade nossa, é no Brasil que o Carnaval atingiu sua apoteose. E, com relação a isso, além dos bailes, blocos de rua, trios elétricos em Salvador, frevo de Olinda, o maior símbolo do Carnaval Brasileiro é o Desfile das Escolas de Samba. Apesar de existentes em várias cidades, há especial destaque ao de São Paulo e ao do Rio de Janeiro pelo tamanho e investimento. E entre esses dois o desfile do Rio é muitas vezes superior.

Apesar dessa beleza toda, não existe nada pior do que assistir pela TV o Desfile das Escolas de Samba. Em primeiro lugar, porque a pessoa que passa as noites de Carnaval em frente à TV deve ser muito triste, infeliz e sem amigos. Em segundo lugar, porque as emissoras de TV conseguem fragmentar a apresentação das escolas e destruir o enredo. Em vez de filmar a evolução lógica das alegorias e apresentar o resultado global, as emissoras preferem ficar mostrando detalhes em fantasias, pedaços de carros alegóricos e atores famosos que desfilam sem muita habilidade. O resultado é que, aos pedaços, não dá para entender o trabalho do carnavalesco e todas as escolas parecem iguais (afinal, todas têm atores famosos, plumas, lantejoulas e carros alegóricos imensos). Basta ver a seleção de vídeos que uma determinada emissora publicou em seu portal da internet:

  1. Gracyanne estreia na Vila Isabel
  2. Rainha Elizabeth inspira baianas da Porto da Pedra
  3. Abre-alas mostra a moda da idade da pedra
  4. Mocidade encontra o paraíso no sétimo carro
  5. Mangueira homenageia o som do funk em alegoria
  6. Daniele Hypólito sai no abre-alas da Portela
  7. Musa da Vila gasta R$ 50 mil com fantasia
  8. Fantasia de ritmistas tem 100 metros de fita
  9. Petkovic, do Flamengo, desfila pela Portela
  10. Unidos da Tijuca usa truque e encanta público

Isoladamente, cada um destes elementos não tem a menor graça e a menor importância para o desfile, já que fazem parte de um contexto muito maior, composto por milhares de outras pessoas.

Se alguém quiser ver um desfile de verdade, vale mais a pena comparecer ao Sambódromo (pode ser o de São Paulo ou o do Rio).

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário