quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Globalização da burrice

Certa vez o Professor Celso Antônio Bandeira de Mello declarou que a globalização era um dos maiores golpes de marketing de todos os tempos. Os defensores do Neoliberalismo venderam para o mundo um cenário fantasioso no qual todo país que aderisse ao Consenso de Washington passaria a integrar o seleto grupo dos mais ricos. Teve país que entrou de cabeça na onda neoliberal, torcendo para que a Globalização o tornasse mais rico. Muitos quebraram a cara durante os anos 90, pois não tinham proteção alguma contra as crises externas (esse foi o caso da maioria dos países latino-americanos, como Argentina, Brasil, México etc). Outros foram quebrar a cara apenas mais recentemente, como é o caso dos PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha). Moral da história: enquanto modelo econômico, a Economia provou que o neoliberalismo não se sustenta sozinho.

Os criadores da campanha marqueteira do Neoliberalismo, os que inventaram a tal “globalização” certamente eram muitíssimo inteligentes, pois uma campanha que consegue tão rapidamente converter-se em dogma não é para qualquer um! Por outro lado, os que acreditaram na campanha da “globalização” emburreceram. Até hoje, mesmo após a crise mundial, tem economista e colunista que insiste em defender o modelo neoliberal... São burros, pois não aprenderam nada com as lágrimas de Alan Greenspan, que certamente era muito mais inteligente que eles, foi o maior propagandeador das mentiras globalizantes e que, quando tudo ruiu, pediu desculpas e assumiu o erro!

**********

De São Paulo-SP.

2 comentários:

  1. Mas os PIGS tem um conjunto de problemas. Incluindo aparelhamento do estado e dívida pública além de 3% do pib. Não somente o neoliberalismo.

    ResponderExcluir
  2. De fato, mas esses problemas tem origem no modelo econômico que adotaram na última década!

    Repare como os países que não sucatearam seu aparelho estatal tiveram uma reação muito mais forte durante a crise e sofreram pouco (alguns nem sofreram) recessão!

    ResponderExcluir