quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Comparações felizes

Em dezembro de 2009, a então Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cometeu um ato falho e disse que o "meio ambiente é sem dúvida nenhuma uma ameaça ao desenvolvimento sustentável". Na realidade, Dilma queria dizer que o aquecimento global seria a ameaça.

Em janeiro de 2001, o então Presidente Fernando Henrique Cardoso cometeu um ato falho e, ao referir-se a primeira edição do Fórum Social Mundial, disse que se tratava de um movimento "cartista". Na realidade, FHC queria acusar o Fórum Social Mundial de "ludismo". Cartismo e Ludismo são movimentos sindicais do século XIX, mas com métodos e resultados bem diferentes. Cartismo foi o nome dado ao movimento sindical na Inglaterra do século XIX que exigia democracia e que conquistou pela primeira vez os direitos trabalhistas. Ludismo, por sua vez, foi o movimento de sabotagem e destruição das máquinas industriais, que estavam tirando os empregos dos operários.

Dilma e FHC cometeram gafes, como qualquer pessoa. Segundo os críticos de Dilma, a razão de seu ato-falho foi sua falta de compreensão das questões ambientais. Com relação a FHC, considerando que antes da política ele foi um grande sociólogo e professor da USP, o ato-falho é muito mais grave.

E o que isso tudo quer dizer? Nada, apenas que qualquer um comete atos-falhos. O estranho é a publicidade que alguns recebem...

Só para encerrar, em abril deste ano, quando a Gripe Suína ainda era notícia, o candidato presidencial tucano José Serra (que nas horas vagas é Governador de São Paulo) declarou que "a gripe suína é transmitida pelos porquinhos e pelas pessoas quando espirram ou quando se chega perto do nariz do porco". E aconselhou: "o providencial é não chegar perto do porquinho". Não foi um ato falho, foi uma idiotice mesmo. E depois dizem que Serra foi um excelente Ministro da Saúde... Imagina se tivesse sido um ministro ruim!

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. Votou no Serra, nadou para casa.
    Depois dizem que deus não existe.
    Ainda não perceberam o castigo???

    ResponderExcluir