quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Prêmio Sun Tsu

O Presidente americano Barack Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz e no discurso aproveitou para fazer uma defesa da guerra. Segundo ele “o uso da força é não apenas necessário como também moralmente justificável”. Sun Tsu ficaria mais orgulhoso do que Alfred Nobel.

O Presidente de Cuba, Fidel Castro, achou muito cínica a atitude de Obama ao receber o Nobel da Paz enquanto continuava levando adiante a guerra no Afeganistão. Talvez Obama seja cínico, mas quem recusaria um prêmio desses apenas para manter coerência?

A crítica mais grave deve ser levantada contra o Comitê do Nobel, que notoriamente fez uma escolha precipitada e nem um pouco coerente.

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. O que eu pensei, quando o comitê escolheu o Obama, foi que o prêmio seria uma espécie de pressão (ou incentivo) para que ele se visse obrigado a assumir uma postura oposta à do Bush com relação às guerras expansionistas (em busca de mais petróleo).
    Em outras palavras, ele se sentiria moralmente obrigado a retirar as tropas do Afeganistão e Iraque, já que aceitou o Nobel da Paz.
    O problema é: quem tem moral nessa história?

    ResponderExcluir