segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A falsa visão do Congresso Nacional

Pode-se dizer que no Congresso Nacional o mais bobo é Deputado Federal. Sendo assim, o mais bobo, no mínimo, venceu uma eleição. Em que pese a falta de proporcionalidade entre os estados, vencer uma eleição não é tarefa para qualquer um.

Apesar disso, os costuma-se passar uma impressão da Política de que ninguém trabalha, são todos preguiçosos etc. Nada mais falso. Podemos criticar (e muito!) nossos políticos, mas por conta de sua visão de mundo, na maioria das vezes patrimonialista, conservadora e, às vezes, corrupta. Por outro lado, não podemos acusar nossos parlamentares de preguiçosos, afinal, o deputado que não trabalhar 24 horas por dia (incluindo finais de semana) não se reelege. O eleitor é implacável (ainda bem!).

  • Tentam passar a idéia de que os parlamentares apenas trabalham de terça a quinta, dias das sessões. Ocorre que fazer leis não é a única tarefa dos deputados. Essa seria uma redução exagerada de suas funções.
  • Criticam os deputados quando estes voltam para as bases. Ora, ocorre que as bases são os seus eleitores. Em vez de criticados, os deputados que prestam contas ao eleitorado deveriam ser elogiados.
  • Avaliam o Congresso pela quantidade de leis que produzem. Na verdade, a qualidade do trabalho legislativo não tem absolutamente qualquer relação com a quantidade de leis.

Mas de onde surge essa visão tão pouco real da política parlamentar?

Os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional certamente entendem bastante de política e têm sua agenda de trabalho moldada às atividades dos parlamentares. Ou seja, não é factível que os jornalistas por sua experiência acreditem que os deputados não trabalhem. Então, quando reproduzem essa opinião é por orientação de seus chefes. Os jornais, revistas, emissoras de TV e rádio, que ninguém se engane, são empresas como qualquer outra. Ou seja, seus donos são empresários (aquele mundo romântico em que os jornais eram dirigidos por jornalistas não existe há uns dois séculos...). Os empresários enxergam o mundo com a visão de empresários e tentam reproduzir essa visão através de seus veículos de comunicação. E os jornalistas são seus empregados assalariados e obedecem sem questionar.

Em suma, essa visão falsa da política parlamentar é a visão que interessa às elites de nosso País. As mesmas elites que financiam a maioria dos parlamentares. As mesmas elites que têm como projeto de vida ocupar uma daquelas cadeiras de deputado federal. Essas elites querem convencer o Povo a não se interessar pela política, para que somente as elites se interessem. Para que o Povo não se candidate, para que as elites possam continuar dominando o Congresso Nacional.

Nossos parlamentares devem sim ser criticados, mas pelo seu conteúdo. E o Povo não deve se sentir desestimulado com a política, ao contrário, deve converter sua indignação em voto na urna.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário