quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Judiciário também tem ficha suja

Chegou ao Congresso a proposta de proibição a candidatura de cidadãos com condenação em primeira instância. Trata-se de uma lei anti-democrática já que, até julgado o último recurso, o cidadão deve ser considerado inocente. Além disso, com a porcaria de Poder Judiciário que temos, sendo aprovada essa lei haverá uma avalanche de condenações injustas contra candidatos honestos, afinal é mais fácil ganhar sem adversário...

Melhor seria um projeto de lei que divulgasse a ficha de todos os candidatos e que o eleitor fizesse a decisão de eleger ou não.

**********

De São Paulo-SP.

2 comentários:

  1. Entendi o ponto de vista. Demora anos para resolver essas questões. Como que faz para agilizar a velocidade do judiciário?

    ResponderExcluir
  2. A polêmica é grande, mas existem algumas medidas

    1. Mexer na estrutura já existente. Para isso teriam que ser contratados mais juízes, mais funcionários e modernizar toda a estrutura judiciária, com computadores, tecnologia etc.

    2. Criar novos mecanismos que diminuam a necessidade de processos nos ritos lentos. Por exemplo, Juizado Especial, mutirões judiciais nos bairros, campanhas de informação etc.

    3. Mudança no Direito Processual. Existem ritos extremamente antigos e que praticamente perderam suas funções. Se alguns institutos fossem abolidos, as decisões seriam muito mais rápidas.

    ResponderExcluir