sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Incoerência - parte 2

Conforme já dissemos aqui, a mídia brasileira não tem um critério muito confiável para definir a relevância de suas pautas.

Os Movimentos Sociais tem uma dificuldade enorme em aparecer no jornal ou na televisão. Mesmo quando realizam uma enorme manifestação, as únicas notícias veiculadas são relacionadas ao aumento de trânsito na cidade ou, eventualmente, se houve confronto de algum tipo.

Um exemplo muito famoso foi a seqüência de manifestação organizadas UBES em 2001. Mesmo levando milhares de estudantes para frente do Congresso Nacional, nem mesmo uma nota de rodapé foi publicada. A UBES só apareceu no jornal quando a presidente Carla Santos tirou a roupa.

Quando os Movimentos Sociais realizam um ato que não aumenta o trânsito e não acaba em tumulto (a maioria dos casos) suas reivindicações sequer são divulgadas. Porém, uma manifestação contra o Presidente Hugo Chávez da Venezuela é notícia nos principais jornais e portais de internet, mesmo que reúna apenas quinze pessoas em São Paulo. Parece mentira, mas aconteceu...

**********

De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário