quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tchau, Briatore! Não volte mais!

Nelsinho Piquet está protegido pelo benefício da Delação Premiada e não será punido. O Chefe de Engenharia da Equipe Renault, Pat Symonds, recebeu da FIA o mesmo benefício. O Chefe de Equipe Flávio Briatore foi demitido e, ao que tudo indica, ficará com toda a culpa. O ideal era que houvesse uma grande punição para todos os três envolvidos, mas não sendo possível, que haja uma grande punição para Briatore.

A denúncia da família Piquet é motivada pelas piores intenções. O piloto se sujeitou a cometer um dos atos mais vergonhosos da história do Automobilismo (bateu propositalmente o carro para beneficiar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso) a como parte de uma negociata para continuar na Equipe Renault e um ano depois, ao ser demitido, entregou a trama toda como forma de vingança. É comportamento anti-esportivo por parte de todos.

A estratégia de equipe na Fórmula 1 sempre é uma grande polêmica já que o esporte tem dois rankings, um individual de pilotos e outro coletivo de equipes. Não há Brasileiro que se esqueça da ocasião em que Rubens Barrichello desacelerou ostensivamente para que seu companheiro de Ferrari, Michael Schumacher, assumisse a liderança de uma prova. A rigor, também se trata de comportamento anti-esportivo, mas a regra da Fórmula 1 não proíbe tal ação, ficando a cargo de cada equipe sua decisão sobre estratégias.

A gravidade da ação protagonizada por Nelsinho e Briatore vem do fato de que, além de terem prejudicado toda a prova (com a entrada do Carro Madrinha, Safety Car), poderiam ter colocado em risco a vida e segurança de outros pilotos. Um comportamento condenado em qualquer esporte (até mesmo nos de forte contato físico, como lutas e artes marciais). Se não houver uma punição exemplar para a Renault e os envolvidos, corre-se o risco de abrir precedente para situações muito mais vergonhosas e talvez fatais.

E, se Nelsinho está protegido pela delação premiada, torcemos para que nenhuma equipe o contrate e que nenhum patrocinador o financie!

**********

De São Paulo-SP.

2 comentários:

  1. O que o Nelsinho fez foi criminoso, pqp.

    ResponderExcluir
  2. Não serão punidos perante a FIA.
    Na F1, já rola especulação de punição.

    ResponderExcluir