segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Em Busca do Palácio dos Bandeirantes - Parte 2

Essa semana veio uma história de que o candidato presidencial tucano José Serra (que nas horas vagas é Governador de São Paulo) prefere Geraldo Alckmin para sucedê-lo e, com isso, desautorizou articulações em torno do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEMo). Quando chegar a “hora do vamos ver” Serra pode mudar de idéia sem ficar corado (algo normal para quem assinou documento registrado em cartório prometendo não abandonar a Prefeitura da Capital no meio do mandato e abandonou), mas a pré-definição do candidato ao Governo do Estado tem menos a ver com o PSDB e mais com o PMDB: ocorre que Orestes Quércia andava incomodado com a possibilidade de Alckmin disputar com ele a preferência da Direita para o Senado, o que descumpriria o acordo que Quércia e Serra fecharam em 2008 para a eleição de Kassab. Em todo caso, nunca é demais repetir que Serra pode mudar de idéia sem cerimônia alguma.

Falando em mudança, o Deputado Federal Ciro Gomes (PSB-??) está pronto para mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo. Ele ainda quer ser candidato a presidente, mas já preparou o Plano B: Governo do Estado. Quem ficou fulo da vida é José Serra, que vai ter seu maior desafeto ameaçando atrapalhar a campanha presidencial no estado em que o tucano espera o maior apoio.

Em todos os intervalos do horário nobre da televisão Paulo Skaf, presidente da FIESP, aparece para falar do sucesso do SESI-SP como sistema educacional. Que ninguém se engane: ele quer ser candidato à Governador de São Paulo no ano que vem e está aproveitando a grana do SESI-SP para se tornar um pouco mais conhecido em meio à população. A idéia inicial dele era se filiar ao PSB, mas o risco de Ciro Gomes roubar sua vaga fez com que Skaf procurasse outras legendas (PV, PR ou PMDB). Até o final do mês ele decide o partido, mas o marqueteiro já está contratado: Duda Mendonça.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário