segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Da série “Mentiras que contam por ai”: Honduras Parte 3

Mentira número 3: O Itamaraty errou ao deixar Zelaya se abrigar na Embaixada

Seria muito mais cômodo para o Brasil ficar deitado em berço esplêndido e fugir da confusão em Honduras, mas para um país que quer ser membro do Conselho de Segurança da ONU, o mínimo que se espera é protagonismo na sua região. E foi exatamente isso que aconteceu.

O governo golpista de Honduras não é reconhecido pelo Brasil, nem pelos EUA, nem pela OEA e nem pela ONU, ou seja, não tem legitimidade*. Honduras está sob severa lei marcial, com toque de recolher e repressão violenta sobre qualquer protesto contra o governo golpista: se Zelaya for pego por eles numa situação como essa, obviamente não terá um tratamento justo. Considerando que ele é o Presidente legítimo de Honduras, o Brasil esta corretíssimo em conceder abrigo.

Se demais países do mundo tivessem assumido posturas corajosas como essa durante a história não teriam ocorrido tantos golpes e quarteladas para impedir o povo de gerir seu próprio destino. Dentro do Brasil os principais críticos da atuação do Itamaraty são exatamente os que querem que continuemos um país submisso e sem projeção.

* Artículo 3. Nadie debe obediencia a un gobierno usurpador ni a quienes asuman funciones o empleos públicos por la fuerza de las armas o usando medios o procedimientos que quebranten o desconozcan lo que esta Constitución y las leyes establecen. Los actos verificados por tales autoridades son nulos. El pueblo tiene derecho a recurrir a la insurrección en defensa del orden constitucional.

**********

De São Paulo-SP.

3 comentários:

  1. Como pode o Brasil ter uma embaixada num país que não reconhece o governo?

    O Zelaya é o que lá dentro? Abrigado? Não entendo o que acontece ali.

    Se o Brasil pede para o Zelaya não fazer manifestação e ele faz, o que significa?

    A impressão que dá nesse caso para mim é que o Brasil foi feito de bobo, o Zelaya poderia estar na embaixada da Venezuela ou EUA.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil mantém a Embaixada, pois ainda continua tendo relações com Honduras, mas por não reconhecer o governo golpista, retirou o Embaixador. Mas a embaixada continua até que sejam cortadas as relações diplomáticas ou que volte a normalidade.

    A situação do Zelaya é de abrigado, pois ele não pediu asilo. Se pedir asilo ele não pode continuar causando.

    A propósito, mesmo como abrigado ele não deve ficar causando, pois a nossa embaixada não é casa da Mãe Joana.

    ResponderExcluir
  3. Ah saquei, a instituição Brasil mantêm embaixada com a instituição Honduras, não importa o governo.

    hehehe mãe joana foi ótimo.

    Btw, se você pesquisar "uma opiniao por dia" sai direto o seu blog ;)

    ResponderExcluir