terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gustavo Petta entregou o cargo, não foi afastado

Por Marcio TAQUARAL

Denúncia de corrupção é sempre notícia, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Corrupção é ruim para o país, mas sempre alavanca a vendagem dos jornais. Diante disso, nada é mais natural (e até positivo) do que a obsessão dos jornalistas por denunciar “esquemas”.

O que não é nem natural, nem legítimo e muito menos positivo é o “denuncismo”. Tal fenômeno ocorre quando a denúncia se revela infundada, mas, para manter o clima (e as vendas), os jornais ficam requentando fatos.

Pior que o “denuncismo” é quando os jornalistas começam a mentir descaradamente para criar manchetes. O caso dessa semana atinge Gustavo Petta, o ex-Secretário de Esportes de Campinas.

Gustavo Petta é cunhado do Ministro dos Esportes Orlando Silva e, assim como ele, é militante do PCdoB e foi presidente da UNE. Tantas semelhanças são um prato cheio para jornalistas antiéticos.

Ocorre que na semana passada, a Câmara dos Vereadores de Campinas votou o afastamento do Prefeito Demétrio Vilagra (PT) por noventa dias. Com isso, quem assume é o presidente da Câmara, o vereador Pedro Serafim (PDT). Trata-se de mais um capítulo da crise política iniciada pelo impeachment do ex-prefeito, o Dr. Hélio (do PDT, ao que consta). Dr. Hélio caiu por causa de denúncias de corrupção na Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas).

O PCdoB de Campinas é um histórico aliado de Dr. Hélio e, por isso, Gustavo Petta foi nomeado secretário. Durante o processo de impeachment de Dr. Hélio, o PCdoB foi o partido mais fiel ao ex-prefeito, sendo do PCdoB o único vereador que votou contra seu afastamento: Sérgio Benassi. Quando o vice Demétrio Vilagra assumiu, por ser aliado, decidiu manter os comunistas na Secretaria e mais: nomeou Fernando Vaz Pupo para presidir a Sanasa.

Com o afastamento de Vilagra e a posse do vereador Pedro Serafim, o PCdoB passa a ser oposição, afinal, apoiava o governo que caiu. Diante disso, o Partido decidiu entregar os cargos na Secretaria de Esportes e a Presidência da Sanasa. Fato que foi, inclusive, noticiado pela mídia. Tal decisão foi seguida, inclusive, por outros secretários que não são do PCdoB.

Resumindo, por questões paroquianas de Campinas, Gustavo Petta entregou seu cargo de Secretário. Ele não foi afastado pelo prefeito. E o assunto não guarda qualquer relação com as denúncias contra seu cunhado e companheiro de partido, Orlando Silva.

Infelizmente, no afã de manter o clima “denuncista”, maus jornalistas insistem em distorcer os fatos e MENTIR sobre o afastamento de Petta. Isso apenas comprova que não existem fatos contra Orlando, a ponto de precisarem inventar histórias contra seu cunhado para tentar atingi-lo.

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário