segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Oposição tem vergonha de seu projeto

Por Marcio TAQUARAL

Com o final do processo eleitoral, os debates políticos ficam menos emotivos. Enquanto o perdedor José Serra demonstra sua total falta de espírito público ao desdenhar do resultado democrático, o resto da Oposição ao Governo Lula (e futuro Governo Dilma) começa a se reorganizar.

Rei morto, rei posto. Serra já era (só ele que não sabe)! Já disputam a sucessão de 2014, o governador-eleito paulista Geraldo Alckmin e o senador-eleito mineiro Aécio Neves.

Enquanto lambe as feridas e planeja seus próximos passos, a Oposição tenta avaliar quais os motivos de seu fracasso eleitoral. A resposta é simples: falta apresentar um projeto nacional.

O candidato Serra se apresentou no começo da campanha eleitoral como se fosse o sucessor de Lula, tentando morder uma parcela da popularidade do atual presidente. A tática sub-reptícia não funcionou e, assim que o Povo soube que Dilma era a candidata oficial, Serra perdeu grandes parcelas de intenção de voto.

A partir dai, a Oposição voltou à sua tática anterior, de repetir como um mantra que “tudo de bom do Lula foi o FHC que fez!”. Em primeiro lugar, é mentira! Se fosse verdade, Fernando Henrique teria os mesmos 82% de popularidade de Lula (segundo o DataFolha).

Em segundo lugar, se a Oposição assume que o governo Lula é bom, então ela deveria aderir ao mesmo, mas não o faz! Porque sabe que o Governo Lula tem um projeto diferente do deles e discorda do mesmo!

1 – A Oposição é neoliberal, defende que o Estado não participe da Economia. O Governo Lula investe e intervém na Economia.

2 – A Oposição, na mesma linha do ponto anterior, é privatista. Privatizou o que pôde no Governo FHC e Serra continuou privatizando no Governo de São Paulo. O Governo Lula interrompeu o processo de privatização, fortaleceu as empresas públicas e mantém em rédea curta as empresas anteriormente privatizadas em que o governo possui ações ordinárias.

3 – A Oposição tem mentalidade colonial e se submete aos interesses das grandes potências da Europa e dos EUA. O Governo Lula mantém uma política externa independente e soberana, bem diferente da Oposição.

4 – A Oposição é contra os programas sociais com a envergadura que estão. Durante a eleição dizem ser a favor, mas durante os últimos 8 anos chegaram a ir ao STF contra o Bolsa-Família, o PROUNI etc.

5 – A Oposição é contra os aumentos do salário-mínimo. Segundo eles, isso explodiria a Previdência Social.

6 – A Oposição é contra os direitos trabalhistas. Chama isso de “flexibilização”.

A lista segue...

O Governo Lula é diferente do Governo FHC. O Projeto Nacional do atual bloco governista é diferente do projeto da Oposição. Enquanto a Oposição tiver vergonha de suas posições (e tem, pois são posições odiadas pelo Povo), vai perder as eleições.

**********
De São Paulo-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário