sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Índia e Brasil na ONU

Muita gente no Brasil se precipitou ao julgar a declaração do presidente americano Barack Obama em favor da inclusão da Índia como integrante permanente do Conselho de Segurança da ONU. Os “colonizados” já saíram alardeando que é uma derrota para o Brasil, afinal, “quem mandou o Lula viajar pelo mundo com essa tal política externa independente”. Bobagem!

A declaração de Obama reflete duas questões importantes: Em primeiro lugar, mostra que os Estados Unidos se dispõem a uma reforma do Conselho de Segurança da ONU para a inclusão de novos membros permanentes. Em segundo lugar, revela que os países emergentes do chamado BRIC são os mais cotados para esta cadeira.

Vendo por este aspecto, a declaração e Obama é muito positiva para as ambições do Brasil em se tornar como membro permanente do Conselho de Segurança. Ao contrário do que dizem os colonizados, a política externa do Governo Lula garantiu ao Brasil o apoio do Reino Unido, da França, de Portugal, da Rússia e da China. As viagens pela África certamente garantem mais alguns votos. Sem se falar no Irã e países do oriente médio que simpatizam com a atuação mediadora do Brasil nos debates sobre energia atômica naquela região.

Os EUA votam na Índia, que pena! Mas os americanos tem apenas um voto, e na ONU são 192 países-membros.

Que venha a reforma!

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário