domingo, 9 de maio de 2010

Nenhum funcionário público?

Entrevista do pré-candidato tucano Geraldo Alckmin ao Governo de São Paulo concedida ao jornal Estadão, em 07 de maio de 2010:


PERGUNTA: O que considera ser seu maior diferencial em relação ao Mercadante?

Alckmin: Eu vejo a questão da experiência. Nós temos uma experiência bem-sucedida no Estado. Para dar um exemplo, foram 33 hospitais novos. Nenhum funcionário público. E aqui há uma diferença. O PT entende que tem que ser estatal. Nós entendemos que tem que ser público, agora, o gerenciamento você pode ter um parceiro do terceiro setor.

Como é que alguém faz um hospital sem médicos, enfermeiros, atendentes etc? Na lógica do PSDB de São Paulo, contratar funcionários é ruim, para eles o bom é contratar empresas que terceirizem a tarefa. Ocorre que empresas, diferente do Estado, têm o lucro como objetivo principal. Não há nada de errado que empresas busquem o lucro, afinal, ainda estamos no sistema Capitalista. O Estado, por sua vez, não visa o lucro, pois seu objetivo é garantir o Bem Comum da população.

Voltando ao Alckmin, percebemos uma equação um pouco estranha:

Na primeira alternativa, se essas empresas buscam lucro, a prestação do serviço deve ser mais caro e dispendiosos do que a prestação direta pelo Estado (que não visa o lucro). Ou seja, não é uma boa alternativa administrativa.

Na segunda alternativa, que é mais provável, as empresas terceirizadas garantem seu lucro através da precarização dos salários e condições de trabalho dos funcionários (pagando menos, podem manter o lucro sem aumentar os preços). Como todo mundo sabe, funcionários valorizados trabalham mais e funcionários precarizados trabalham mal, ou seja, não é uma boa opção adminsitrativa.

Em qualquer uma dessas alternativas, o objetivo fundamental e legitimador do Estado não está sendo cumprido. Talvez seja por isso que a Saúde do estado mais rico da federação esteja tão ruim!

**********

De Cotia-SP.

Um comentário:

  1. Jovem, como faço para seguir seu blog... põe a paradinha aí! ;)
    Luana Bonone

    ResponderExcluir