segunda-feira, 10 de maio de 2010

Transporte urbano em São Paulo

Será o fim do Minhocão?

O novo factóide do suposto prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEMo), é a demolição do Minhocão (vulgarmente conhecido como Elevado Costa e Silva). O Minhocão é uma daquelas obras malucas do folclórico ex-prefeito Paulo Maluf (PP-SP), um homem acima de qualquer suspeita... Diziam na época que o Minhocão foi construído para ligar a casa do Maluf à sede da sua empresa Eucatex. Tudo intriga da oposição!

O Minhocão ajuda muito o trânsito dos que se deslocam entre o Centro da cidade e a Zona Oeste, mas destruiu o bairro cortado por ele. Além disso, deve ser a obra viária mais feia do mundo. São Paulo seria muito melhor sem o Minhocão, desde que o trânsito decorrente não parasse tudo.

Kassab diz que a demolição do Minhocão é um projeto de longo prazo. Primeiro ele quer tornar subterrâneas as Linha 7 e 8 da CPTM e depois construir uma nova avenida de 12 quilômetros no lugar. Além disso, pretende acabar com o Terminal Barra Funda, que passará a operar da Lapa. São todas boas idéias, mas puro factóide, já que essas obras não têm data nem dotação orçamentária para serem realizadas.

Enquanto projeto urbanístico as obras até tem seu valor, mas com relação ao transporte, a opção pelos veículos individual revela uma total falta de visão. Ou seja, em vez de derrubar o Minhocão e construir outra avenida, vale mais a pena e é mais barato colocar uns corredores de ônibus pela região.


Será que um dia vão inaugurar a Linha Amarela do Metrô?

Espertinhos criticam o fato de que a futura Estação Paulista do Metrô fica na Rua da Consolação e que a Estação Consolação fica na Avenida Paulista. Queriam o que? Inverter? Ocorre que a Linha Verde que acompanha a Av. Paulista tem várias estações, ou seja, cada uma tem um nome diferente baseado em algum ponto de referência. Não seria possível que todas chamassem Estação Paulista, oras!

Do mesmo modo, a futura Linha Amarela segue por grande parte da Rua da Consolação, ou seja, o nome das estações é baseado em seu ponto de referência, não em sua exata localização.

Em suma, a Estação Paulista fica na Rua da Consolação, mas próxima da av. Paulista. Enquanto a Estação Consolação fica na Av. Paulista, mas próxima da Rua da Consolação.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário