sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dilma, Mandela, Gandhi e Martin Luther King

No programa eleitoral do PT, o Presidente Lula comparou a pré-candidata petista Dilma Rousseff ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, líder de resistência ao regime de Apartheid. Como sempre, os adversários de Lula ficaram indignados, azar deles. Obviamente, Dilma não tem a mesma importância histórica de Mandela, mas a trajetória tem sim algumas semelhanças.

A principal semelhança é a opção pela luta armada contra um regime de opressão. Isso mesmo, apesar de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela sempre apoiou o uso da violência como forma legítima de resistência. Existe, inclusive, uma famosa passagem em 1985, quando foi-lhe oferecida liberdade condicional (estava preso desde 1962) desde que deixasse de defender a luta armada. Mandela teria respondido aos propositores que a luta armada não é violência, mas de resistência legítima diante da opressão (esta sim violenta!): “A violência do governo só pode fazer uma coisa: gerar a contra-violência”.

Hoje em dia, diante da forte imagem internacional de Mandela, os conservadores tentam qualificar o líder sul-africano como um pacifista ao estilo Gandhi ou Martin Luther King, que promoveram resistência através da desobediência civil não violenta. São todas boas formas de luta, cada uma adequada à sua realidade concreta. O mais importante não é o método ou forma de luta, mas sim o lado escolhido. Mandela, Gandhi e Martin Luther King são reconhecidos por terem optado pelo lado dos oprimidos contra as injustiças.

Na Ditadura Militar do Brasil ocorreu o mesmo: parte dos resistentes ao regime autoritário optaram pela luta armada, outros pela luta institucional e alguns foram exilados. Todos estes lutaram do lado certo, independente de seus métodos. Dilma estava entre eles, com os mesmos métodos de Mandela.

**********

De Cotia-SP.

Um comentário:

  1. Meu Deus!!! Vc acha qu e existe semelhança, mesmo? Imagino que vc deve compartilhar da opinião de que o Deputado condenado pelo STF tb não deve percder o cargo no Congresso. Assim, como a demais bandidos: Dirceu, Genoino e tantos outros (inclusive Lula, "O Chefe")

    Que absurdo!!!!!!!!

    ResponderExcluir