quarta-feira, 1 de julho de 2009

Abre o olho, Mercadante

Com a retirada do apoio do DEMo (ex-PFL), o senador José Sarney (PMDB-AP) passa a depender do PT para se sustentar. Uma inversão de papeis, pois desde fevereiro era o PT estava na mão do PMDB, que controla as duas casas do Congresso Nacional.

O Presidente Lula, que não é bobo nem nada, já mandou avisar que apóia Sarney, pois quer o apoio do PMDB nas eleições de 2010. A bancada petista no Senado, que não tem um terço do visionarismo de Lula, ameaçou pedir o afastamento de Sarney para se vingar da derrota de Tião Viana (PT-AC) nas eleições para a Presidência do Senado. Com certeza algum representante de Lula os avisou da bobagem que faziam a tempo de recuarem.

De fato, a vitória de Sarney para presidente do Senado em fevereiro deste ano foi uma vitória do PMDB sobre o PT. Apesar disso, foi uma vitória do Governo Lula, de quem Sarney é um fiel aliado. A queda de Sarney agora seria uma vitória da Oposição sobre o Governo, e o pior, fortaleceria a ala tucana do PMDB, afastando de vez a possibilidade de um apoio à Dilma Rousseff.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário