quarta-feira, 22 de julho de 2009

40 anos do homem na Lua

Apenas para não deixar a efeméride passar em branco, um pequeno comentário sobre os 40 anos do homem na Lua:

Apesar de toda beleza do feito, ele não passa de uma jogada de marketing... De maneira alguma colocamos em dúvida a ida do homem para a Lua no dia 20 de julho de 1969, muito pelo contrário, apenas questionamos a finalidade prática do feito.

Como muitos sabem a Corrida Espacial, além das justificadas finalidades científicas e tecnológicas, era uma disputa ideológica entre o Sistema Capitalista liderado pelos EUA e o Sistema Socialista liderado pela URSS.

Mas, o que poucos sabem é que a União Soviética foi quem venceu essa disputa. O primeiro satélite em órbita era russo (Sputnik em 04/10/57), o primeiro ser vivo no espaço foi enviado pela URSS (a cadela Laika em 03/11/57) e o primeiro homem no espaço foi o cosmonauta soviético Yuri Gagarin em 12/04/61. Enfim, a disputa estava liquidada.

Em 12 de setembro de 1962, o então Presidente americano John F. Kennedy fez um discurso prometendo que os EUA iriam à Lua até o final da década. Bom pra eles! Como diria Mané Garringa, faltou combinar a disputa com os Russos, pois eles desencanaram de levar gente para a Lua e passaram a investir em sondas e estações espaciais. Solenemente ignoraram o desafio de Kennedy.

Por W.O. os EUA conseguiram levar o primeiro homem à Lua. Parabéns para eles... O que não dá é pra dizer que eles ganharam a Corrida Espacial por causa disso.

Parabéns Neil Armstrong, mas Yuri Gagarin é o maior!

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário