domingo, 6 de março de 2011

Não, a bicicleta não é alternativa ao transporte público

O criminoso atropelamento de ciclistas em Porto Alegre colocou em evidência a bicicleta enquanto meio de transporte urbano. Afinal, trata-se de uma opção barata e não poluente de deslocamento.

No entanto, uma coisa deve ficar clara, ainda que tenha estas qualidades, a bicicleta é um veículo individual, até mais individual que um carro, afinal, enquanto a bicicleta carrega apenas um passageiro, o automóvel tem espaço para cinco. Em São Paulo, a bicicleta não é alternativa de transporte público, uma vez que o relevo da cidade é absolutamente irregular. Além disso, não é concebível imaginar o trabalhador indo de Guaianazes até o Centro numa bicicleta: chegará exausto, amarrotado e suado ao local de trabalho.

Sendo assim, é absurda a intenção de alguns ciclistas que pretendem utilizar os corredores de ônibus da Avenida Paulista como ciclovia. Trata-se de uma atitude egoísta destes ciclistas que, com seu veículo individual, causam a diminuição da velocidade do trânsito dos veículos coletivos.

Isso não impede que sejam construídas faixas para ciclistas, desde que não prejudiquem o transporte urbano. Afinal, ciclovias são boas opções de lazer, mas não de transporte. E estas duas discussões não se confundem.

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De Cotia-SP.

8 comentários:

  1. Sim, a bicicleta é uma alternativa ao transporte público!
    Moro em Porto Alegre e vou ao trabalho (2 km) e à aula (15km) de bicicleta. O relevo daqui é mais plano que o de São Paulo, o que me facilita bastante. Porém inúmeras pessoas pedalam mesmo com grandes subidas.
    Desculpe, mas o teu argumento do carro só se justificaria se a maioria dos carros levasse pelo menos mais de uma pessoa, o que não acontece, é só olhar nas ruas, tanto de São Paulo como de Porto Alegre.
    Também concordo que a via do ônibus não seja a melhor opção, mas as vezes é o que nos resta, já que na rua é muito perigoso e as ciclovias não são implantadas. Mas eu particularmente ainda opto pela rua.
    deixo esse link aqui, muito legal, mostrando que é possível usar a bicicleta como transporte SIM!
    http://www.youtube.com/watch?v=UfslHAxVOso
    valeu,
    Sara Soares

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  2. As pessoas que são contra o uso da bicicleta como meio de transporte, normalmente são assim pq nunca tentaram...
    Faça a experiência, inicie indo a padaria e aos poucos, as distancias irão aumentar... meu recorde são 400km em um dia.
    Boas pedaladas e o transito seria bem melhor se todos os carros levassem ao 4 pessoas!
    LP

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  3. Me desculpe meu caro TAQUARAL...acho sua visão muito radical. Imagino que os ciclistas não estão dizendo que precisa jogar fora todos os carros e ônibus e todo mundo só andar de bicicleta. A questão é que ela é mais uma alternativa ao transito caótico das grandes cidade. Alem disso um sistema cicloviário pode muito bem ser acoplado com sistema de transporte publico de massa, como ônibus e metrôs. Ou seja...o trabalhador se desloca de bike até a estação mais próxima...viaja lá seus 40 a 50km de depois pega outra bike e chega ao seu serviço. Aliás...o fato de terem ciclistas nas ruas só mostra a ausência de vias seguras e adequadas ao tráfego de bicicletas. Se as bicicletas não são alternativas, os automóveis são muito menos!!!

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  4. Concordo que as ciclovias são importantes, apenas acho que elas não são a solução para o problema do transporte em São Paulo. A bicicleta pode ser utilizado em alguns setores localizados (o que é bom), mas não resolver o problema todo.

    Também concordo que os carros não são a alternativa! Muito pelo contrário, os automóveis é que são o problema!

    Eu defendo um sistema integrado de ônibus, metrô e trem. Em geral, tais medidas encontram resistência na aplicação porque tomam espaço das vias dos automóveis.

    O que discordo é que os ciclistas utilizem os corredores de ônibus ou defendam que seu uso seja compartilhado com bicicletas. Acho válida a reivindicação por mais ciclovias, desde que não isso não seja apresentado como a solução para o problema.

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  5. Vivemos em uma ditadura: A ditadura do automóvel. Apenas quem tem carro é quem pode ditar a velocidade com que os paulistanos devem se locomover. Manda mais aquele que tem o carro mais caro.É impressionante dizer que a velocidade da bicicleta pode prejudicar o trânsito.
    Consigo percorrer a Avenida Nove de Julho, do Itaim até a Paulista, uma subida, em menos de 10 minutos, no horário de pico do congestionamento, sem violar nenhuma lei de trânsito. Quanto tempo faria com uma Ferrari? No caminho não vejo nenhuma bicicleta "atrapalhando" o trânsito,e sim um grande estacionamento.
    Concordo que lugar de bicicleta não é no corredor de ônibus, e também não é na calçada, o lugar certo é em uma faixa de rolamento como manda a lei.
    Para melhorar o trânsito agora, e não ficar apenas esperando vontade dos políticos em construirem Metrô, pontes, avenidas etc.., cada um deveria descobrir o que pode fazer para ajudar a resolver o problema. Como por exemplo não comprar o segundo automóvel para burlar o rodízio, ou ainda ir de bicicleta.

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  6. DISPUTAR ESPAÇO COM ONIBUS É LOUCURA, MAS A BIKE É UMA OPÇÃO PARA QUEM PODE, FIZ UMA EXPERIENCIA DE 03 MESES EM UM TRABALHO TEMPORÁRIO QUE ARRUMEI E FOI UMA EXPERIENCIA FANTÁSTICA, FAZIA 18KM DE IDA E 17KM DE VOLTA, PEGUEI CORREDORES NA CIDADE DE RECIFE, DESCOBRI POR ONDE OS TRABALHADORES PEDALAVAM E FUI PEGANDO A MANHA, NOS PRIMEIROS DIAS FAZIA O PERCURSO EM 1H, DEPOIS COM OTEMPO FIZ EM 35MIN, E TINHA A BELA OPORTUNIDADE DE CUIDAR DA SAÚDE E ECONOMIZAR GASOLINA E DINHEIRO, TOMAVA UM BANHO NO TRAMPO E FOI BEM LEGAL ESSA EXPERIENCIA, HOJE ESTOU NA ÁREA COMERCIAL VISITANDO CLIENTES NÃO TENHO MAIS ESSA OPORTUNIDADE MARAVILHOSA!!!!

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  7. Então... na Av. Paulista não há corredor de ônibus!

    O que há é faixa preferencial, pois há muito embarque e desembarque, fazendo com que os motoristas fiquem na faixa da direita na maior parte do tempo, mas às vezes mudam de faixa também. Corredor de ônibus mesmo vc pode encontrar na Rebouças, pois lá há faixa exclusiva para eles, inclusive com determinação física no solo e impedimento de mudar de qualquer carro entrar naquela faixa! :)

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  8. concordo plenamente que ~e inconcebivel imaginar um trabalhador que mora na zona leste ou sul, va utilizar bicicleta para trabalhar, mesmo que tenha ciclovia para todo este trajeto, (o que não tem e nunca tera ), desta forma so atrapalha ainda mais o transito, simple demagogia deste governo falido do Haddad PT, quem defende bicicleta chamado pelos fresco de bike, são os burgueses ativistas que gostam de causar, inspirados em modelos europeu , onde a realidade cultura e totalmente diferente do Brasil, ate a china que so andava de bicicleta mudou os habitos com revolução economica que teve.

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