quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Abertura da Copa: antes uma solução ruim do que nenhuma solução

Por Marcio TAQUARAL

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pode ser criticado por muitas coisas: é conservador, pouco criativo, neoliberal e pensa pequeno. Por outro lado, somos obrigados a reconhecer que ele gosta de ser um administrador público. Nisso Alckmin é muito diferente do ex-governador José Serra. Enquanto Serra pensa apenas na política e usou a Prefeitura e o Governo do Estado apenas como trampolim para aspirações maiores, sem nunca se preocupar de fato com a solução dos problemas que afligem a população governada, Alckmin gosta de governar e, consequentemente, busca soluções para os problemas do Estado de São Paulo. Em geral, o Governador Alckmin busca soluções reacionárias e medíocres, mas pelo menos tenta resolver o problema, bem diferente do antecessor.

Na questão da Copa, a apatia do ex-Governador Serra foi gravíssima! Era dado como certo que a abertura da Copa do Mundo de 2014 ocorresse na maior cidade do Brasil. E o natural é que tal partida fosse disputada naquele que é o maior estádio de São Paulo e um dos maiores do mundo: o Estádio do Morumbi. Ocorre que o Morumbi pertence ao São Paulo Futebol Clube, time cujo presidente é o líder da oposição na CBF. Por causa disso, o “dono” da CBF, sr. Ricardo Teixeira, tem feito o possível e o impossível para impedir que a abertura da Copa ocorra no Morumbi.

A princípio, seria apenas uma disputa entre cartolas. O problema é que não existem alternativas viáveis ao Morumbi, ou seja, quando a FIFA descarta este estádio, na prática é a cidade de São Paulo que está deixando de ser sede da abertura da Copa. (o único estádio do Corinthians ainda é a Fazendinha, o resto são sonhos que já duram 100 anos...)

Numa situação como essa, o mínimo que se esperava é que o Governador do Estado e o Prefeito da Capital se manifestassem com celeridade para evitar tal catástrofe. Mas o que Serra fez? Se omitiu! Como sempre. O ex-Governador ficou calado tal qual um túmulo, fingindo que o problema não era com ele e só veio a se manifestar quando a crise já estava instalada e, diga-se de passagem, após manifestação do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serra queria ser Governador, mas nunca quis governar São Paulo: queria o cargo, mas não o encargo. Só entendeu que o assunto da Copa era sério quando o Presidente da República entrou na jogada.

Em que pese todas as críticas ao atual Governador Geraldo Alckmin, é merecedora de elogios sua prontidão em entrar na briga na defesa da abertura da Copa na cidade de São Paulo. Em vez de ficar esperando a crise se arrastar (e vai, afinal o Morumbi é a única alternativa viável), Alckmin tomou a iniciativa e se prontificou a resolver o problema. Tomara que não seja uma solução conservadora e medíocre como as que costuma oferecer. Em todo caso, melhor uma solução ruim do que nenhuma solução.

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário