quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Lixo na Big Apple

A quantidade de lixo acumulada pelas calçadas de Nova Iorque demonstra como o desenvolvimento é uma questão bastante relativa. A coleta de lixo está suspensa porque os caminhões responsáveis tiveram de ser utilizados para remover o acúmulo de neve em alguns bairros da cidade.

O lixo é a basicamente o desperdício do trabalho humano. Uma sociedade produz muito lixo quando se apropria da produção que não necessita e que poderia ser utilizada por outros. É um símbolo da desigualdade entre as regiões do planeta. Por conta disso, as maiores quantidades de lixo vêm sempre das regiões mais ricas (e, teoricamente, mais desenvolvidas).

Porém, a destinação do lixo demonstra que o alardeado desenvolvimento não está em todas as áreas! Acumular lixos em depósitos e “lixões” é uma solução medieval para um problema da Era Industrial, ou seja, uma alternativa ineficiente. Opções existem, tais como reciclagem ou usinas que transformam o lixo em energia, mas são pouco disseminadas pelo planeta.

Isso tudo ocorre porque grande parte da população simplesmente acredita que, ao colocar o lixo pra fora de casa, o problema deixa de ser dela. Em Nova Iorque é sintomático constatar que existem pessoas culpando a Prefeitura, esquecendo-se que foram os cidadãos e as empresas que geraram o lixo e o colocaram na calçada.

A propósito, São Paulo não fica muito atrás deles...

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário