segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Político e o Intelectual

Por Marcio TAQUARAL

A atividade intelectual é individual. Por isso o intelectual pode ser dar ao luxo de ser radical. Seu único compromisso é com a verdade, mesmo que incomode o resto da humanidade. O bom intelectual é aquele que não abre mão de suas ideias, mesmo quando está isolado. O intelectual não precisa convencer os demais. A verdade é a verdade, mesmo que ninguém acredite nela.

A atividade política é coletiva. O compromisso do político sério é com o bem comum. Seu papel é buscar o consenso para garantir a representatividade do maior número de pessoas (nas Democracias, claro). O político pode ser radical, mas nunca pode se isolar. Um político que esteja certo, mas que não convença, não serve pra nada. Ao contrário do intelectual, ao político não basta ter razão, precisa de apoio para sustentar sua razão. E, para isso, às vezes é necessário abrir mão de algumas de suas ideias individuais.

É muito mais difícil ser político do que intelectual. Obviamente isso não justifica o descompromisso com a verdade e nem mudança de lado!

**********
De São Paulo-SP

Um comentário:

  1. A Presidente Dilma, que inicialmente já mostra sua arrogância querendo o tratamento pessoal de presidenta, precisa conhecer este importante texto, onde fica claro que a política é uma atividade coletiva e não individual, pois antes de tudo deveria ser uma polítca, o cargo de Presidente da República, cargo essencialmente político. Se não tinha apetite político, deveria não ter sido candidata, pois não lhe é dado desconhecer a relevância de sua função eminentimente política. Manoel

    ResponderExcluir