terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Farsa da OTAN


Por Marcio TAQUARAL

O Conselho Nacional de Transição da Líbia é composto por monarquistas, grupos religiosos, agentes da CIA e ex-aliados de Muammar Kadhafi que mudaram de lado nos últimos meses... Alguém realmente acha que vai surgir uma democracia desse caldo?

Vale olhar para o caso egípcio, onde os ex-aliados do ex-ditador Hosni Mubarak assumiram o poder e até agora não chamaram eleições. Eles são mais eficientes em fazer privatizações e contratos com os países da OTAN do que em consultar o Povo.

É triste constatar que no atual cenário internacional, não existe mais autodeterminação dos povos, pois as potências imperialistas tiraram suas máscaras e atuam ostensivamente para remover ou manter os ditadores que os agrade. Se houvesse alguma preocupação da OTAN e da ONU com a Democracia e com os Direitos Humanos, o mínimo que se esperava era uma atuação no Barein, no Qatar, na Arábia Saudita, em Israel e no Iêmen.

A questão democrática é apenas uma fachada, o que vale são os ricos contratos com empresas petrolíferas.

**********
De São Paulo-SP.

2 comentários:

  1. http://www.amalgama.blog.br/08/2011/10-mitos-guerra-na-libia/

    ResponderExcluir
  2. Vi no Estadão hoje que tomaram o qg do Kadafi e destruíram uma estátua, segundo o jornal "icônica", que representava uma mão esmagando um avião americano. Penso que o Kadafi não é candidato a santo, mas que sua derrubada tem muito mais a ver com os interesses do imperialismo do que com a liberdade.

    ResponderExcluir