terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sustentabilidade


Por Marcio TAQUARAL

De tempos em tempos surge um tema ambiental para mobilizar a sociedade. Que bom que a sociedade se preocupa em preservar o meio-ambiente, afinal, é o único que temos. Neste ponto do desenvolvimento humano, a questão da sustentabilidade é central, pois já atingimos o nível tecnológico capaz de destruir o mundo. Vale lembrar, por sua vez, que sustentabilidade é um tripé equilibrado entre o ambiental, o social e o econômico. Cada um destes elementos não existe sem os demais. O desenvolvimento econômico deve estar a serviço da questão social. Se o meio-ambiente for devastado de maneira definitiva, haverá um impacto prejudicial no setor econômico e no setor social. Ao mesmo tempo, a onda “santuarista” (que entende o meio-ambiente como intocável) é um disparate que inviabiliza o desenvolvimento econômico e gera pobreza, fome e demais problemas sociais. Enfim, sustentabilidade é um tripé, mas em geral cada eixo tem defensores isolados, que ignoram os demais.

O Eixo Econômico é defendido pelo maior poder de todos. Não tenham ilusões, quem manda no mundo é o dinheiro. Democracia? E quem paga as campanhas? O econômico é o eixo mais poderoso e, conseqüentemente, é o mais difamado pelos demais (na maioria das vezes com justa razão).

O Eixo Social é defendido pelas organizações dos trabalhadores, pelos movimentos sociais e sindicatos, na absoluta maioria composta por pessoas ideologicamente ligadas à Esquerda. Se houvesse um eixo mais importante (e não há), seria o social, afinal, as pessoas devem estar em primeiro lugar, antes do que a economia e o resto da natureza. Ainda que este Eixo não seja atacado diretamente (ninguém assume que é contra a questão social, mesmo que seja), sofre uma violenta campanha de bastidores, orquestrada principalmente pelo poder econômico, que em geral é antipático à causa social.

Por fim, existe o Eixo Ambiental que todo mundo diz que gosta. Não há banco, empreiteira ou fábrica que não divulgue suas ações em prol do meio ambiente. Não há movimento social que não tenha a pauta ambiental entre suas bandeiras. É o eixo que mais desperta simpatias da sociedade em geral, principalmente da parte não alinhada a eixo algum. Enfim, todo mundo se considera um pouco ambientalista.

Exatamente por despertar tanta simpatia (muitos vezes injustificada) é que o Eixo Ambiental é usado para manipular os demais. Existem, é claro, causas ambientais justas. Mas existem causas demagógicas. Até outro dia, os pseudo-ambientalistas se esgoelavam contra a Transposição do Rio São Francisco, um projeto fundamental para acabar com a seca na Região Nordeste. Se existe um problema ambiental no Brasil, certamente a seca do Nordeste é o maior deles, pois tem conseqüências terríveis na vida do povo do sertão. Apesar disso, pseudo-ambientalistas preferem deixar a natureza intocada enquanto pessoas morrem de fome e de sede.

A Transposição do Rio São Francisco curiosamente foi tema de tantos debates e depois simplesmente foi esquecida. Por quê? Porque surgiu outra pauta ambiental com menos justificativa social. Trata-se da construção da Usina de Belo Monte.

Feitas essas considerações, em breve retornaremos a este tema (Usina de Belo Monte) e nos basearemos nos argumentos levantados no seguinte debate: http://www.tsavkko.com.br/2011/08/uma-aula-sobre-belo-monte.html. Até lá!

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário