segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Quem é Mahmoud Ahmadinejad

O atual presidente do Irã é uma figura prá lá de polêmica. Sendo assim, para entender Mahmoud Ahmadinejad não há lugar para simplificações, afinal como poderia ser simples o cara que preside uma República Islâmica, ou seja, um país que tem toda a estrutura democrática liberal, porém está submetido aos rigores da lei islâmica

Mas enfim, quem diabos é Ahmadinejad?

Em primeiro lugar, desfaçam-se as ilusões esquerdistas: Mahmoud Ahmadinejad é um conservador. Ele não é um reformista que quer tornar o Irã menos rígido em suas normas comportamentais (quem tentou isso, sem sucesso, foi o ex-presidente, o Muhammad Khatami).

Não é um reformista, mas também não é um ditador (quem falou essa bobagem foi o Denis Lerrer Rosenfield, um dos maiores idiotas do Brasil). Ahmadinejad foi eleito democraticamente e não foi ele que impôs essas leis exageradas que obrigam as mulheres a andaram de véu. Além disso, o Irã tem instituições e separação de poderes como qualquer democracia. Diga-se de passagem, Ahmadinejad não é nem mesmo o cara mais poderoso do Irã, pois tem um Aiatolá que é o Líder Supremo da Revolução Islâmica.

O Presidente iraniano também não é um maluco que quer uma bomba atômica a qualquer custo. O Irã mantém um comportado programa nuclear para fins pacíficos, como muitos outros países do mundo, mas tem sofrido essas acusações porque os EUA gostam de espezinhar todo mundo que não pensa exatamente como eles. A propósito, mesmo que Ahmadinejad quisesse uma bomba atômica isso não faria dele maluco, afinal, depois de oito anos de Bush bombardeando e invadindo Afeganistãos e Iraques afora, nunca se sabe quando chega a vez do Irã (e não há sorriso de Obama que faça alguém esquecer o que houve nessa década). Se Israel tem armas nucleares, por que o Irã não poderia?

Por fim, para não deixar barato, fazemos questão de declaram que Mahmoud Ahmadinejad é um imbecil quando nega o holocausto judeu. Se ele tem um problema com Israel, deveria manter isso no eixo político, sem estender sua raiva para o âmbito anti-semita e teorias malucas que querem reescrever a História.

Resumidamente, podemos dizer que Mahmoud Ahmadinejad é um conservador e um imbecil, mas não é um ditador e muito menos um maluco. E, se para contrapor ao poder imperial dos Estados Unidos for necessária uma aliança com ele, por que não?

**********

De São Paulo-SP.

CHARGE: www.johncoxart.com/CARI.Ahmadinejad.gif

2 comentários:

  1. eu só acho ele maluco quando ele fala que outro país deveria ser explodido. só isso. O resto que você falou tá certo.

    ResponderExcluir
  2. Uma das poucas coisas que aprendi nas aulas de história é que se existe um maluco com poder político e líder de uma nacao com potencial bélico, que se diz intencionado a destruir o estado de Israel, é bom nós levarmos esse maluco a sério.
    Com relacao ao ponto levantado porque o Iran nao deveria ter armas nucleares se Israel tambem tem, eu acho que a grande diferenca é que no caso de Israel estamos falando do unico país na regiao que é uma democracia de fato, (a última re-eleicao do presidente Iraniano causou pessoas inocentes a serem fuziladas na rua pelo próprio exército), e um país que possúi líderes que entendem que a vida esta acima de qualquer ideal político. Israel sempre manteve um exemplar auto-controle a respeito do uso do botao vermelho, nao sei se com toda a objetividade que ocorre ao caso o mesmo poderia se dizer se fossem os aiatolas com a bomba.
    No caso do Iran, ao contrário de Israel, nós temos um país onde os líderes acreditam que se o mundo se emcaminhar para um apocalípse nuclear, sem problemas, afinal de contas existem 72 virgens que estao esperando os próprios "mártirs" no céu.
    Eu acho que definir o programa iraniano de comportado e aceitar a explicacao de "fins pacíficos" sem mais fazer perguntas é tremendamente inocente e surreal. Até o presidente americano suporta o direito do desenvolvimento de energia nuclear do Iran, desde que o país mantenha as regras estabelecidas internacionalmente. Assim como o Brasil faz.
    Agora eu nao sei de pais nenhum com programas nucleares "comportados" a fins pacificos que precisam desenvolver tal programa pacífico de maneira secreta.

    ResponderExcluir