quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apagão

Com o Apagão da última semana muitos debates foram retomados. Em geral, foram retomados apenas para definir de quem é a culpa. A oposição (que é o governo anterior) insiste que o Apagão dessa semana é igual ao apagão de 1999. O atual Governo (que era oposição no anterior) faz questão de dizer que a situação é completamente diferente e que este Apagão foi causado por um acidente.

Independente da culpa, é assustador saber que o sistema elétrico do Brasil pode ser facilmente retirado da tomada, apagando as luzes dos principais estados, paralisando a telefonia e os sistemas de telecomunicação e até mesmo o abastecimento de água. Basta um grupo militar de elite altamente treinado (estilo Comando Delta) fazer uma investida fulminante para ocupar Itaipu e o Brasil fica totalmente desprotegido. Basta um hacker decidir invadir o sistema e o País entra em convulsão.

Diante disso, o debate que deveria ser retomado foi o de entregar os sistemas de infra-estrutura nas mãos de empresas estrangeiras. Na época das privatizações muito se falou sobre o risco que isso poderia acarretar para a segurança nacional, o apagão dessa semana é a prova cabal de que o risco era real.

E a culpa? A culpa é do Governo FHC que entregou tudo e do Governo Lula que não retomou.

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. isso que tá me irritando, eu queria que o lula tivesse consertado essas merdas todas que sobraram e ele não fez isso.

    ResponderExcluir