quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Julgamento de Battisti

Nossa opinião com relação ao caso da extradição de Cesari Battisti, acompanhará humildemente o seguinte trecho do parecer do ilustre jurista professor Celso Antônio Bandeira de Mello:

"Sucede, todavia, que esta foi apenas uma dentre muitas manifestações expressivas de um estado de espírito destemperado e flagrantemente desproporcional em relação ao caso CESARE BATTISTI.
"Com efeito, o ex-Presidente da República Italiana FRANCESCO COSSIGA afirmou que "o Ministro da Justiça do Brasil disse umas cretinices" e que o Presidente LULA era do tipo chamado na Itália de "cato-comunista". O Vice-Prefeito de Milão propôs um boicote aos produtos brasileiros "como forma de pressionar o Brasil a reconsiderar a decisão" de refúgio a CESARE BATTISTI. O Vice Presidente de Relações Exteriores do Senado da Itália, Senador SERGIO DIVINA defendeu o "boicote turístico ao Brasil". O Ministro da Defesa IGNAZIO LA RUSSA declarou que a decisão "coloca em risco a amizade entre a Itália e o Brasil", ameaçou "se acorrentar à porta da embaixada brasileira em Roma" e saiu à frente de uma passeata de protesto em Milão contra o refúgio a CESARE BATTISTI. Aliás, o próprio presidente do Conselho de Ministros Italiano, ROMANO PRODI, enviou carta pessoal ao presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, encarecendo a importância 'para o Governo e a opinião pública da ltália que a extradição fosse deferida pelo Supremo Tribunal Federal.
"Será que isto ocorreria se estivesse em pauta um crime comum ?"

Para o governo Silvio Berlusconi, atolado em escândalos, a extradição de Battisti é mais um factóide.

**********

De Cotia-SP.

Um comentário:

  1. Taquaral,

    A Itália passa por uma crise institucional muito forte, isso se manifesta tanto pela própria maneira como episódio Battisti foi trazido à baila quanto pela forma que ele está sendo superdimensionado por lá.

    Por sua vez, se Battisti acabou sendo um dos bodes expiatórios da extrema-esquerda de lá - uma cabeça "sacrificável" do rebanho dado de bandeja para a direita local -, por ironia do destino, ele acabou sendo vítima de outro julgamento persecutório e politicamente sectário no Brasil, motivado pelo ativismo político-partidário de alguns ministros do STF que miraram no atual Governo quando realizaram aquele julgamento absurdo e cheio de nuances antijurídicas. Sobre esses últimos aspectos, eu escrevi um pouco no meu blog.

    abraços

    ResponderExcluir