sábado, 7 de novembro de 2009

Em defesa do ambiente escolar...

Até hoje, existe gente que justifica um estupro como “causado” pela vítima. Segundo essas pessoas, a mulher estuprada teria provocado o agressor, através de gestos ou roupas inadequadas. É um pensamento assustador, mas ainda muito corrente em nossa sociedade machista, retrógrada e atrasada.

No entanto, muito mais assustador é o uso dessa justificativa por uma instituição de ensino para expulsar uma aluna que foi submetida a um violento assédio moral por centenas de estudantes universitários.

O assunto já foi exaustivamente tratado por colunistas e comentaristas, então vamos nos reservar a examinar a seguinte frase publicada no anuncio da expulsão divulgado pela UNIBAN:

“a atitude provocativa da aluna resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar”.

“A atitude provocativa da aluna” – A culpa é da vítima, assim como no caso de estupro.

“Reação coletiva de defesa do ambiente escolar” – Uma turba ensandecida (como nem nos piores dias das torcidas de futebol) brada repetidas vezes “puta!” contra uma colega. Tudo em defesa do ambiente escolar...

Talvez a culpa seja da estudante e de seu vestido curto. Talvez a culpa seja dos estudantes que agem como manada em vez de raciocinarem por si só. Porém, uma instituição que publica uma frase como essa CERTAMENTE não tem condições de ser considerada um estabelecimento de ensino. Em defesa da Educação, o MEC deveria cassar a licença de funcionamento da UNIBAN.

**********

De São Paulo-SP.

3 comentários:

  1. eu achei bizarro. Foi a PIOR opção. Ela ganha um processo fácil né?

    ResponderExcluir
  2. Ganha.

    O jurídico deve ter se formado na própria faculdade.

    ResponderExcluir
  3. O departamento de marketing também deve ser formado na UNIBAN, pois essa expulsão foi a pior coisa que eles fizeram com a própria imagem.

    ResponderExcluir