segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Seminário - “O legado de megaeventos esportivos para a juventude brasileira: perspectivas em debate”


O Seminário interdisciplinar objetiva debater e propor ações relacionadas aos legados sociais que os megaeventos esportivos – Copa do Mundo 2014 e Rio 2016 – deixarão e quais podem ser seus impactos positivos e negativos para os jovens entre 15 e 29 anos.

O país vive um momento especial de um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social. É preciso gerar oportunidades para que os 50 milhões de jovens de 15 a 29 anos possam aumentar o capital cultural e ajudar o desafio do desenvolvimento sustentado. O acesso ao conhecimento e à educação são estratégias para preparar os jovens para o mundo do trabalho, garantindo a inserção e a transição escolauniversidade-mundo do trabalho, bem como a inserção dos jovens nas novas áreas de conhecimento e da produção que podem surgir em função da preparação do País para receber os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Este desenvolvimento apresenta-se também como um estímulo a oportunidades para que os jovens possam ingressar nas práticas esportivas em suas amplas dimensões, como o esporte educacional, de lazer e de alto rendimento.

Não só as cidades que sediarão os eventos têm passado por transformações e adaptações. Dezenas de outras cidades têm sentido tais reflexos. Cidades que abrigam aeroportos, centros de treinamento, estádios de futebol, bons hotéis e boas estradas também têm figurado entre as cidades que estão passando por mudanças.

O Cemj – Centro de Estudos e Memória da Juventude – e seus parceiros têm estimulado o debate sobre este tema para discutir quais novas possibilidades e oportunidades os megaeventos podem abrir para a juventude brasileira.

Dia 20 e 21/11 no Museu do Futebol 
Auditório Armando Nogueira - Museu do Futebol - Praça Charles Miller, s/n° - Pacaembu
Programação:

Dia 21-Segunda
19h00 Conferência de abertura
Dia 22-Terça
09h30 A transformação das cidades
11h30 A educação para a juventude
14h00 Inserção social, treinamento
e emprego.
16h30 O Legado para o esporte

Clique aqui e Veja a Programação detalhada




Contatos: CEMJ - Centro de Estudos e Memória da Juventude
Rua Treze de Maio, nº 1016. Cj.02.
Cep:01327-000, Bela Vista, São Paulo, SP
Fone:             11 3171-1422      
Coordenação do Projeto:
Alexandre Machado Rosa
            11 86572544      

Promoção: CEMJ - Centro de Estudos e Memória da Juventude – www.cemj.org.br
Apoio: Ministério do Esporte, Câmara Municipal de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário