terça-feira, 15 de novembro de 2011

Que seja contra a corrupção, mas não contra a Democracia


Marcio TAQUARAL

A princípio, qualquer movimento contra a corrupção é louvável. Sendo a corrupção um mal da sociedade, seu combate é um bem. Mas quem promove o movimento e por que?

Trata-se de um movimento apartidário e que hostiliza os partidos políticos, pois os associa com a corrupção (não sem alguma razão), ou seja, é um movimento anti-partidário. Ocorre que os partidos políticos são essenciais ao regime democrático. Sem partidos, existem apenas duas formas de governar, através da Democracia direta ou através da tecnocracia (que é um regime autoritário).

Até o momento, o tal “movimento contra a corrupção” não esboçou qualquer proposta no sentido de Democracia direta, apesar de ter vociferado bastante contra os partidos políticos. Além disso, seu discurso lembra muito o finado movimento “Cansei” e as “marchas com deus pela família” em 64...

A bandeira de combate à corrupção é válida, mas é melhor uma democracia corrupta do que uma tecnocracia honesta (até porque as ditaduras são os regimes mais corruptos de todos).

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário