domingo, 25 de setembro de 2011

A curiosa Turquia


Por Marcio TAQUARAL

A Turquia é um país sui generis em muitos aspectos, assim como a Rússia, ela vive em dois continentes, tem uma parte europeia e outra asiática. É um Estado radicalmente laico, porém com uma população exageradamente religiosa (muçulmana, no caso). A Turquia é membra da OTAN (Organização Tratado do Atlântico Norte), mas seu ingresso na União Europeia enfrente alguma resistência. A política turca também é muito tumultuada, sendo que o Exército tem mania de promover golpes de Estado para “proteger a democracia”, muito parecido com o que acontecia no Brasil.

Recentemente, em 2002, as eleições parlamentares foram vencidas pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), uma agremiação neoliberal, conservadora e de inspiração islâmica (só pra reforçar o caráter sui generis da Turquia). Nessa eleição houve um temor não concretizado de intervenção das forças armadas, afinal, o Estado é laico, mas o partido vencedor é religioso. O golpe de Estado não veio e, em 2003, após normalizar a situação, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan pôde assumir o cargo.

Recentemente, a Turquia tem se destacado em suas relações internacionais, atuando em conjunto com o Brasil para propor soluções pacificas às pressões dos EUA e da Europa contra o Irã. Por outro lado, a diplomacia turca está estremecida com Israel, uma vez que a Turquia considera inaceitável o embargo criminoso promovido pelo estado judeu contra a Faixa de Gaza.

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário