segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Más Notícias

Por Marcio TAQUARAL

Antes de começar, que fique claro não termos qualquer relação sentimental com o ex-governador Orestes Quércia, candidato ao Senado pelo PMDB. A questão é meramente política.

A Direita cometeu um erro tático na disputa pelo Senado em São Paulo. Como tem o olho maior que a barriga, achou que podia levar tudo! Já que Geraldo Alckmin liderava com folga a disputa pelo Governo do Estado, nada mais natural do que ganhar as duas vagas ao Senado. Para isso a Direita LANÇOU três candidatos: Orestes Quércia do PMDB, Aloysio Nunes do PSDB e Romeu Tuma do PTB. Como o eleitor tem dois votos ao Senado, no cálculo da Direita quem votasse em um destes três certamente votaria em um dos outros dois, potencializando entre si as candidaturas. Se não ganhassem as duas, tinham uma vaga garantida.

Mas o cálculo infalível deu errado! Primeiro a petista Marta Suplicy disparou nas pesquisas de opinião e escalou até o topo das intenções de voto. Em seguida, o vereador-pagodeiro Netinho do Paula, do PCdoB, revelou-se um fenômeno eleitoral, assumiu a segunda colocação e, se mantiver o ritmo, ultrapassa Marta antes da votação.

Enquanto as duas candidaturas da Esquerda se auto-impulsionaram, as três de Direita morriam abraçadas.

Com a saída de Quércia, por causa do tratamento de câncer de próstata, a Direita fica com duas candidaturas, ou seja, seu voto pode se concentrar. Além disso, o tucano Aloysio Nunes, que amargava na lanterninha, passa a ter o horário eleitoral de Quércia no rádio e televisão (numa eleição, herdar o tempo do PMDB é melhor que ganhar na Mega-Sena!).

Como ainda falta um mês para a eleição, Aloysio Nunes tem bastante tempo para reverter seus péssimos números. Não queremos fazer qualquer exercício de futurologia, mas é possível que, em breve, Netinho assuma a primeira colocação e Aloysio dispute a segunda contra a Marta. Tomara que isso não leve a Marta ao desespero de boicotar a candidatura de Netinho, pois isso será um grave erro, para ela!

**********
De Cotia-SP.

2 comentários:

  1. Tenho ctz q Marta Suplicy continuará na liderança e não vai perder a sua vaga para nenhum deles. A primeira mulher no senado fará td a diferença para o estado de são paulo.

    ResponderExcluir
  2. Taquaral,

    Aparentemente, como estamos a menos de um mês das eleições, o nome de Quércia não pode ser retirado das urnas eletrônicas, de tal modo, que quem, por engano, votar nele - e não duvido que muitas pessoas o façam -, o voto contará como nulo. Isso é só um ingrediente a mais nessa história; a disputa pelo espaço que o ex-governador deixa na corrida para o Senado inaugura, praticamente, uma nova campanha para a Casa Alta.

    abraço

    ResponderExcluir