segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sem sal

Por Marcio TAQUARAL

Mais um debate xoxo entre os candidatos à Presidente foi realizado na noite de domingo (12/09/2010) na Rede TV. Melhor seria ter mantido o programa Pânico...

Atualmente, os candidatos não debatem de verdade. Ninguém mais “vai pro pau” em frente às câmeras. Antigamente, os debates eram quentes, os candidatos eram espirituosos, se atacavam, exigiam posições uns dos outros etc.

Podemos até atribuir os debates xoxos à legislação eleitoral. Na atual legislação, os candidatos não são reais, mas fabricados, pois só se destacam aqueles que são bons de televisão, de imagem, de marketing. Para os marqueteiros, candidato que briga perde voto e, por isso, ninguém debate de verdade.

Antigamente, o candidato tinha que ser bom de debate, fazer discurso no comício, ganhar voto no meio da rua etc. Esses candidatos “das antigas”, como Maluf, Brizola, Montoro, entre outros, eram grandes debatedores. Os debatedores de hoje são muito chatos, pois são dirigidos pelos marqueteiros e, nos debates, cada candidato ignora os demais e fazem meros monólogos.

Atualmente, os debates não passam de um conjunto de discursos individuais inseridos no formato de perguntas/respostas. Ninguém pergunta de verdade, ninguém responde de verdade.

**********

De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário