domingo, 8 de agosto de 2010

Resumo da Semana (passada)


Caos aéreo?

Grande coisa! Caos é a Estação Sé do Metrô de São Paulo às 18h30 no sentido Corinthians-Itaquera. Caos é a Marginal Tietê, em qualquer sentido, em qualquer horário (têm trânsito até de madrugada). Caos é pegar um ônibus lotado na Avenida Paulista. Perto de tudo isso, o caos aéreo é um problema pequeno e pontual. Tem que ser tratado, claro, mas não justifica o espaço que tem na mídia.


Segurança Pública

Em São Paulo, o Governo do Estado não consegue nem dirigir as próprias cadeias, que estão sob o poder do PCC. A facção criminosa domina o crime dentro e fora das cadeias, mostrando como não é eficiente a gestão tucana na Segurança Pública.


Narcotráfico na Colômbia

As FARC-EP surgiram em 1964 quando o governo Colombiano optou por massacrar os camponeses opositores do regime. Para defenderem a própria vida, os camponeses decidiram pela resistência armada e em pouco tempo ampliaram sua influência a ponto de representarem 40% do território do país nos anos 90.

O Governo Colombiano, que na verdade é dirigido pelos cartéis de drogas, autorizou a criação de milícias armadas de extrema-direita para combater os camponeses das FARC. Com apoio do narcotráfico, as milícias de direita se fortaleceram muito, até se unificarem em 1997 sob a sigla da Autodefesas Unidas de Colômbia-AUC.

Para resistir aos narcotraficantes das AUC, as FARC passaram a cobrar impostos sobre a produção de drogas no seu território. Resumindo, todos os atores da guerra civil colombiana são financiados pelo tráfico de drogas, principalmente Álvaro Uribe, que tem ligações familiares com o Cartel de Medelín.

Trata-se de uma guerra de gangues, não de uma guerra contra as drogas. E os Estados Unidos apenas apoiam um dos grupos, ou seja, são financiadores do narcotráfico.

**********

De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário