terça-feira, 6 de julho de 2010

Eleição todo ano

Democracia se aprende na prática. É por tentativa e erro, depois de eleger muitos picaretas e se arrependendo depois, que o eleitor vai aprender a votar e se tornar mais consciente. Trata-se de um processo lento e gradual. Quanto mais eleições tiver o Brasil, mais consciência terá seu Povo na hora de escolher os governantes.

Sendo assim, não é para menos que o processo eleitoral é tão combatido pelas elites no nosso País. Não estamos nem falando de golpes e fraudes, mas da campanha anti-eleitoral que é promovida diuturnamente pelos setores econômicos que mandam no Brasil.

A cada reforma eleitoral, diminui o período de campanha e as regras de propaganda se tornam ainda mais restritivas. Além disso, as campanhas são cada vez mais caras, o que impede a participação de candidatos sem apoio de grandes grupos.

Em vez de tentar apequenar as eleições, deveria ser feita uma reforma eleitoral que separasse os diversos pleitos. Em 2010 ocorre a chamada “eleição gorda”, um processo de eleições "quase gerais" em que o eleitor tem que escolher o Presidente, Governador, dois Senadores, um Deputado Federal e um Deputado Estadual. São tantos cargos a serem preenchidos que algumas das eleições ficam em segundo plano. O eleitor até presta atenção no debate presidencial e na escolha do governador, mas acaba pesquisando pouco sobre seus senadores e deputados.

Se as eleições dos cargos legislativos fossem separada das eleições dos cargos executivos, certamente a qualidade dos nossos senadores e deputados eleitos melhoraria sensivelmente. Em vez de manter essa “eleição gorda”, deveria ocorrer a fragmentação dos pleitos com eleição todo ano (atualmente as eleições ocorrem ano sim, ano não) ou até mesmo todo semestre.

Quanto mais votar, mais consciente será o eleitor e mais qualificados serão os eleitos. E provavelmente por este mesmo motivo não existam iniciativas neste sentido no nosso Congresso Nacional...

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente companheiro.
    Enquanto o eleitor se preocupa, quando se preocupa, com a escolha de Presidente e Governadores, os Deputados e Senadores que são efetivamente quem elabora as leis, são escolhidos sem o menor critério.
    Não ficarei surpreso se na próxima eleição elegermos Tiririca, Mulher pêra e politicos "Macacos" que ficam pulando de um cargo para outro e nunca cumprem um mandato inteiro.
    Você elege um e tem que se conformar com a administração do outro. É como a história do comprar Gato por Lebre. Você compra a Lebre e leva o Gato.
    Se me permite, faço emenda à sua proposta, além de eleições individuais, que sejam livres; btrasileiro não gosta de ter obrigações.

    ResponderExcluir