sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Velho Chico

O Governo Lula tem muitos méritos e será lembrado na História por várias de suas conquistas. Tais como a redução das desigualdades sociais, o desenvolvimento econômico soberano, o reposicionamento do Brasil no cenário internacional, a conquista da sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo.

Apesar muitos méritos (isso é inegável), são todas questões passageiras ou facilmente reversíveis. Basta que o Brasil passe um período de quatro anos governado por outra linha política e tudo isso pode ir ladeira abaixo. E a crítica disso não é dirigida à oposição, mas ao próprio Presidente que optou por ações paliativas e imediatas em vez de ações mais estruturantes e definitivas.

No entanto, existe uma ação sendo realizada por Lula que é estruturante e, numa perspectiva histórica, provavelmente será lembrada como a principal marca de seu Governo. É a Transposição do Rio São Francisco.

Desde que o Brasil é Brasil, quando alguém lembra da Região Nordeste, imediatamente pensa em um sertão seco e semi-árido, que expulsa sazonalmente grupos de retirantes. Pessoas que deixam tudo para trás e se deslocam a outros estados da Federação, longe de suas famílias, onde na maior parte das vezes são mal recebidos, descriminados, acabam subempregados, morando em situação de risco, mas pelo menos não morrem de fome.

Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Rachel de Queirós, Jorge Amado, Guimarães Rosa, José Lins do Rego. São inúmeros os escritores e romancistas que retrataram esse drama nordestino. Inúmeros também foram os governos e as soluções que foram apresentadas para resolver a situação da seca. Nenhum deles obteve sucesso.

A transposição do Rio São Francisco é uma obra magistral, proposta desde Dom Pedro II, que será a primeira ação concreta da resolução da seca no Nordeste. Depois de concretizada, a transposição será tão assimilada pelos Brasileiros que, num futuro próximo, as pessoas não vão sequer imaginar como era possível que o País não a tivesse realizado antes.

**********

De São Paulo-SP.

IMAGEM: Nota Técnica n.º 390 / 2005 / SOC – ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário